segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Traseira

O trânsito, além de permitir a manifestação da verdadeira natureza humana, inspira reflexões tão imbecis quanto aqueles motoristas que aceleram assim que percebem que podem ser ultrapassados, só pra não perder uma corrida que ninguém sabia que estava acontecendo.

Andava eu calmamente atrás de um ônibus, quando vi o busback ou coisa que o valha (aquelas propagandas no vidro traseiro do ônibus. Não sei o nome, mas com certeza é em inglês, porque o publicitês tupiniquim não sobrevive sem inglês, e deve ser algo na linha busback, já que tem bustop, frontlight, floordoor e seiláeuoquemais).O tal busback anunciava cremação a partir de 35 real por mês (não é erro de digitação, eu quis mesmo escrever 35 real).

Fiquei então pensando como seriam as outras modelidades de cremação,considerando que o velório acontece à parte, e que caixão também é cobrado à parte (sei, porque já participei de todo esse cerimonial fúnebre, estive num há pouco, de corpo presente - mas a morta no caso não era eu).

Seguindo a lógica de que toda a outra parte dos ritos fúnebres são cobrados à parte porque associados a outro momento das despedidas derradeiras, quais seriam as variações entre os diversos planos de cremação?

Talvez, com R$ 35 por mês, se tenha direito a foguinho de carvão meia-boca e acendimento com fósforo normal. Daí, por apenas mais alguns reais por mês, você já muda de classe sócio-crematorial, e ganha um fogo mais intenso, com mais carvão, acendimento com palitão de fósforo bacana, daqueles de acender lareira.

Subindo mais um pouco a escada que, apesar de ter a ver com passagem desta pra melhor e tal, não é a do céu, mas sim das diferenças de preço e classe, chegamos no patamar do fogo com lenha e acendimento com isqueiro bic.

Mais uns reais, e o fogo inclui nó de pinho e isqueiro na cor preferida do finado.

Depois, foguinho com lenha ecologicamente certificada (no alto da pirâmide social fica bem mais fácil pensar em ecologia, Kyoto, mico leão e madeira certificada) e acendimento com Zippo.

Pensando em tudo isso, chego a minha derradeira reflexão: não sei se tem vida depois da morte, mas capitalismo com certeza tem.

5 comentários:

ale disse...

Ha ha ha!! Muito bom esse post, muito bom! Sabe que esses dias pensei a mesma coisa ao ver o tal anúncio? Ah, em tempo: busdoor. Bj!

Toninho Moura disse...

Imagina eu gastando dinheiro com isso...
Vou queimar no inferno mesmo.
E de graça!

venuss disse...

é muita sintonia pra uma parceria de blog só. Vô ti contá.
Ontem, indo pra casa da cunhada, vi um frontlight do crematório anunciando os tais planos de 35,00/mês e eu ia postar aqui uma intrigante pergunta a respeito desses planos de ardência.

Hj vejo que a Eva já queimou a mufa escrevendo a respeito.
:)

Enio Luiz Vedovello disse...

E que tal uma cremação "High tech", com direito a ser feita por uma descarga elétrica de alta intensidade? Também deveria ser bem cara...

Anônimo disse...

É busdoor sua idiota !!
Trabalha com publicidade e não sabe o nome das coisas ??
Sem noção é tu !!