domingo, 29 de julho de 2007

Cineminha básico

Fui ver Saneamenteo Básico, o último filme do Jorge Furtado.
O filme me lembrou suflê: surpreendentemente leve, gostoso, despretensioso. Vale a pena provar.
E se fosse pra resumir numa palavra só a grande felicidade do filme, eu diria que é mistura. O que deve ser também o segredo do suflê, imagino (não sei fritar um ovo e tenho dificuldade com o ponto de fervura da água, então analogias culinárias no meu caso têm grande risco de serem totalmente sem noção).
Voltando ao cinema, a meu ver lugar beeem mais agradável que a cozinha: o filme é muito bom na mistura. A mistura de tomadas, leia-se montagem, tá tri-boa. A mistura de humor com um pouco de emoção/comoção tá ótima. A mistura do elenco global com as paisagens regionais, por incrível que pareça, funcionou.
Um coisa bonita é a reflexão sobre cinema que tem na história. Coisas como o espectador implícito, a imagem, a montagem, a liguagem, o sentido, que já renderam quilos de obras acadêmicas e estudos complicados, são tratados com uma delicadeza, uma queridice e uma simplicidade comoventes.
Sem falar no Wagner Moura, que eu gosto cada vez mais.

Um comentário:

venuss disse...

eu ainda não vi, mas tá na lista.